top of page

Ortopedia e Traumatologia

Na década de 50, o médico russo Dr. Gavril AbramovichIlizarov, responsável pelo centro de tratamento ortopédico de Kurgan, ao sudoeste da Rússia, aprimorou o já conhecido método de fixação externa de segmentos ósseos, desenvolvendo um modelo de fixador externo circular.

Ao inspirar-se na observação do funcionamento de uma “roda de bicicleta”, Prof. Ilizarov criou um modelo de fixação externa versátil e de ampla aplicação para estabilizar segmentos ósseos: um núcleo central (segmento ósseo estabilizado), fios sob tensão para estabilização e suporte de carga (“raios da roda da bicicleta”), apoiados em um arco maior, dando seu suporte externo (roda da bicicleta).

Ao estudar o comportamento de cicatrização do osso com o seu método de fixação externa circular, o Dr. Ilizarov verificou que o tecido ósseo em cicatrização poderia ser manipulado e alongado. Esse tecido ósseo em cicatrização, que pode ser alongado e manipulado (osso resistente porém amolecido), é chamado de osso regenerado. Através de ajustes lentos e progressivos, a cicatrização do osso é alongada e com o osso passivo de ser moldado, podemos manipular as deformidades ósseas, alongar ossos e corrigir de forma progressiva deformidades de tecidos ao redor do osso também.

A esse processo de manipulação e modelagem do osso em cicatrização, chamamos de alongamento ósseo. Por meio dessa técnica, a correção de deformidades ortopédicas, discrepância de comprimento ósseo e tratamento de infecções ósseas são realizadas, com altos índices de sucesso e resolução.

O fixador externo circular, idealizado pelo Prof. Ilizarov até hoje se mantém atual, com algumas versões mais modernas. Existem ainda outros tipos de fixadores externos como os monolaterais, o qual tem uma configuração mais enxuta.

Os fixadores circulares e monolaterais (cada um com sua exigência técnica e indicação) são utilizados para executar os mesmos princípios do alongamento ósseo e tratar diversas deformidades ortopédicas, como fraturas, deformidades ósseas pós-trauma, deformidades congênitas e tumorais, discrepância de comprimentos, infecção ósseas (osteomielites) e deformidades combinadas ósseas e de partes moles. Esse método amplia de forma considerável as opções de tratamento das diversas e variadas patologias ortopédicas e traumáticas.

Reconstrução e Alongamento Ósseo

Fixador externo monolateral
 

Alongamento de fêmur com fixadores terno Monolateral.

Discrepância de 2.4 cm foi corrigido com fixadores terno em paciente adolescente de 14 anos.

pixador externo.JPG

Fixação externa circular estabilização de fratura de tíbia em adulto

Correção de tíbia vara em criança.

bottom of page